quarta-feira, 30 de julho de 2008

Indústria da seca

Mensagem recebida via Orkut:

assunto: Participe da comunidade: eu quero um amigo q não beba
de: Gabriel
para: amigos
enviado: 29 de julho de 2008 16:44
Ae pessoal preciso de amigos que não bebam pra poder dirigir meu carro. Se vc tb precisa (a maioria de vcs seus alcoolatras de uma figa), entre nessa comunidade. Agora vc q não bebe, minoria eu sei, deve ter no máximo 30 amigos no orkut, entrem, eu imploro, seja meu amigo, dirija meu carro!

Estou convidando você para participar da comunidade 'Eu quero um amigo que não beba'.

É o efeito Lei Seca. Considerando o cara-de-pau que é esse grande colega manguaceiro, engraçado também é ver uma decisão das otôridade afetar tanto a marcha do cotidiano. Logo eles que, com suas medidas provisórias, CPIs e má dicção, na prática soam quase sempre é como notícias distantes de um universo alheio, o qual tem umas poucas intersecções com o dia-a-dia do canelau, isto é, contas de luz atrasadas, estrogonofe ou bife do ôião no almoço, problema no carburador ou no pedal de embreagem da perua Marajó, bacamarte azeitado para se proteger dos drogados que invadem quintal, canos estourados, criança caindo em cacimba, vira-lata de estimação padecendo de furúnculos coberto de spray mata-bicheira, vizinho barulhento ouvindo Diana, Elymar Santos e Benito di Paula, divórcios de celebridades e vilãs de novela das 8. É que dessa vez mexeram com um dos ingredientes básicos do modus vivendi dos súditos do reino: o costume de tomar uns gorós. Os netinhos do Velho Barreiro, os botânicos do absinto.

Esses bebuns em polvorosa e temerosos quanto ao futuro dão-me a sensação de um momento Repórter Esso ("testemunha ocular da História"), algo como, mal comparando, estar no meio de uma turba de jogadores de baralho da Praça do Ferreira comentando exaltadamente o então recente AI-5 ou tossir devido à fumaça dos bondes incendiados na tal Revolta da Vacina ou tropeçar em cabeças guilhotinadas espalhadas pelo chão da ancienne França. Mudança de hábitos e de hálitos.

A Lei Seca original, a [PSTU mode on] estadunidense [PSTU mode off], uma de suas principais características foi Al Capone. É esperar para ver no que vai resultar essa versão pindorâmica. Quem sabe, um empreendor que conquistará riqueza, notoriedade e poder graças a uma frota ilegal de veículos que preste o serviço de conduzir os pinguços para as farras e depois deixá-los de volta até seus lares. Libiamo ne'lieti calici.