domingo, 1 de janeiro de 2017

Jogos modernos

Jogos modernos Foi na brumosa data de 393 d.C. que ocorreram pela última vez os chamados Jogos da Antiguidade.

Depois de um significativo hiato, em 1896 foram realizados em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

A imensa expectativa pelo evento explodiu numa retórica em que não faltaram estilhaços como "Nova Era", "confraternização", "estímulo de aproximação entre os povos". Palavreado ambicioso que casava bem com aquela época vertiginosa de avenidas rasgadas por bondes elétricos, proliferação de telefones, malucos projetando máquinas voadoras e a recente coqueluche do cinematógrafo.

Um dos competidores, o jovem ciclista francês Léon Flameng teve um desempenho nada menos que brilhante, abarcando três medalhas (ouro, prata e bronze) em diferentes modalidades. Dezoito anos depois, Léon participaria de outro acontecimento, esse também uma disputa acirrada, esse também muito citado como divisor de águas: Primeira Guerra Mundial.

O impiedoso jogo da guerra moderna fora inaugurado. Um brutal choque de realidade que esmagou a crença absurda de que o progresso científico e empreendedor cedo ou tarde traria a reboque o progresso ético e moral.

Um dos esportes presentes na olimpíada de 1896 foi a natação. Um fenômeno conhecido e temido pelos nadadores e mergulhadores é a embolia gasosa, a obstrução dos vasos sanguíneos causada por bolhas de nitrogênio, geralmente decorrentes da expansão do ar nos pulmões com a diminuição brusca da pressão durante uma subida rápida à superfície.

Uma parte da geração da virada dos séculos XIX-XX era um nadador submerso nas profundezas do otimismo irresponsável, da húbris. E que de repente saiu afoito dando braçadas até a superfície, achando que lá estaria a Panaceia, a Resposta a todas as suas inquietações, finalmente conseguida por meio de avanços do intelectualismo cético e da tecnologia. Acabou vítima de uma embolia em forma de crise armada internacional.

As olimpíadas de 1916 foram canceladas por causa das hostilidades. O pedaleiro talentoso e soldado Léon Flameng foi morto em combate em 1917.


Mais:
http://www.youtube.com/watch?v=H3Uq5amGfBg
http://en.wikipedia.org/wiki/Fin_de_siècle
http://www.aeragon.com/first-modern-war/first-modern-war-defined.html