quarta-feira, 22 de outubro de 2008

História da Maratona de Programação na UFC

(texto de Wladimir Araújo Tavares)

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006 o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação do ACM, International Collegiate Programming Contest, e é parte da Regional Sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 13ª edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Comitê Diretor

Desde o ano 2000, o responsável pelo concurso no Brasil é Carlos E. Ferreira do Depto. de Ciência da Computação do IME-USP. Desde o ano de 2006, a Maratona conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas.

O Comitê Diretor da Maratona de Programação é formado por vários professores renomados no cenário acadêmico nacional, como:

- David Deharbe, UFRN
- Fabio Henrique Viduani Martinez, UFMS
- Marcus Vinicius Poggi de Aragão, PUC-RJ
- Raul Fernando Weber, UFRGS
- Rodolfo Jardim de Azevedo, Unicamp

O diretor da super-região latino-americana do ICPC é Ricardo Dahab do IC da Unicamp.

O diretor de problemas e chefe dos juízes é o Prof. Ricardo Anido (IC-Unicamp) e o Diretor de Sistemas é o Prof. Cassio Campos.

Maratona de Programação e a UFC

2002

A história da participação da UFC começa no ano de 2002 com a realização da primeira seletiva interna para a participação da maratona de programação daquele mesmo ano na sede situada na cidade de Recife. A prova da maratona também serviria como a prova da regional Sul-americana.

A UFC participou da competição enviando duas equipes:

- Riquito UFC
- Tiquira UFC

Entre os alunos que participaram naquele ano podemos destacar:

- Francicleber Martins Ferreira
- Pedro Ferreira Melo Júnior
- Alexandre Matos Arruda
- Fabricio Siqueira Benevides
- Marcos Maciel de Castro

A maior parte destes alunos envolveu-se ativamente na pesquisa acadêmica e alguns obtiveram destaque em nível nacional e internacional.
 
A equipe Riquito UFC formada por: Pedro Ferreira Melo Júnior, Alexandre Matos Arruda e Fabricio Siqueira Benevides obteve o melhor resultado da UFC e terminou a competição em 82° lugar geral na Regional Sul-americana.

Podemos considerar que a UFC naquele ano obteve um resultado significativo para uma primeira participação. A participação nessa seletiva regional quase não foi possível, mas a intervenção de alguns professores do Departamento de Computação viabilizou esta participação.

2003

Era o segundo ano que a UFC iria participar dessa competição e mesmo com várias dificuldades a UFC conseguiu inscrever duas equipes naquele ano. Como a UNIFOR passou a ser uma sede regional para a realização da prova, as equipes daquele ano não precisaram preocupar-se com o levantamento de dinheiro para uma possível viagem. Naquele ano, a mesma prova serviria como a maratona de programação e a Regional Sul-americana.

A UFC participou da competição enviando duas equipes com nomes extremamente originais:

- UFC-1
- UFC-2

Entre os alunos que participaram naquele ano podemos destacar:

- Pedro Ferreira Melo Júnior
- Alexandre Matos Arruda
- Fabricio Siqueira Benevides
- Ricardo Lenz Cesar
- Wladimir Araújo Tavares
- Luis Eduardo Maia Peixoto

Naquele ano, o melhor resultado da UFC foi alcançado pela Equipe UFC-2, formada pelos seguintes alunos: Ricardo Lenz Cesar, Wladimir Araújo Tavares e Alexandre Matos Arruda. Essa equipe quase conseguiu uma medalha na maratona de programação e terminou a competição 16° lugar geral na Maratona de Programação e 30° lugar geral na Regional Sul-americana.

2004

Em 2004, a Maratona de Programação ocorreu em duas fases no Brasil. A primeira fase ocorreu no dia 2 de outubro de 2004 em 14 sedes espalhadas pelo país.

Trinta e quatro times brasileiros classificaram-se para a Final Brasileira, disputada nos dias 12 e 13 de novembro de 2004 na Universidade de São Paulo.

Nesse ano, a UFC não conseguiu repetir os resultados conquistados nos anos anteriores e por muito pouco não conseguiu ficar entre os 34 melhores times do país.

2005

Em 2005, a Maratona de Programação foi disputada, como em 2004, em duas fases. A primeira fase teve a participação de mais de 150 times em 21 sedes espalhadas pelo país.

Vinte e nove times classificaram-se para as finais brasileiras, disputadas nos dias 11 e 12 de novembro de 2005 nas Faculdades COC em Ribeirão Preto, SP.

As duas equipes inscritas pela UFC não obtiveram um bom resultado naquele ano e não ficaram entre as 29 melhores equipes daquele ano. Parecia que a história da participação da UFC nas maratonas de programação teria um fim melancólico com duas derrotas consecutivas.

2006

Dois "fracassos" consecutivos fizeram que a UFC não participasse da competição daquele ano. Parecia que a história da participação nestas competições terminaria assim, sem deixar muitas saudades. Mas aquilo mexeu com os brios de alguns alunos da UFC que começaram a preparar-se de maneira mais sistemática culminando mais tarde na criação do GEMP-UFC.

2007

A Maratona de Programação do ano de 2007 foi realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A competição teve duas fases. A primeira fase teve a participação recorde de mais de 288 times de 114 escolas em 33 sedes espalhadas pelo país.

Cinqüenta e um times classificaram-se para as finais brasileiras, disputadas nos dias 9 e 10 de novembro de 2005 na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A final foi realizada pelo Prof. Wagner Meira e por Fernando Duarte. A competição ocorreu no saguão da Reitoria da UFMG.

Com o apoio do PET-Computação, o Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMP-UFC) foi arquitetado. A idéia do grupo era bastante simples: reunir um grupo de alunos que pudesse se reunir semanalmente para discutir problemas e compartilhar conhecimentos sobre algoritmos clássicos e métodos eficientes para resolver problemas. O apoio do ex-aluno Fabricio Siqueira Benevides, que estava em Fortaleza de passagem acertando a sua viagem aos Estados Unidos para a realização do doutorado, e do professor Carlos Eduardo Fish de Brito foi bastante proveitosa. Eles ajudaram a coordenar o grupo durante a sua estadia em Fortaleza.

Nesse ano, a UFC inscreveu 3 equipes para a fase regional da maratona de programação que foi realizada mais uma vez na UNIFOR.

Entre os alunos que participaram naquele ano podemos destacar:

- Paulo Victor Rebouças de Carvalho
- Laerte Gomes Prado
- Álinson Santos Xavier
- Paulo Victor Texeira Eufrasio
- Lucas Texeira Sá
- Silano Faria Rocha Bluhm
- Samuel Texeira
- Wladimir Araújo Tavares

Nesse ano, o melhor resultado da UFC foi alcançado pela Equipe AVL Team UFC formada pelos seguintes alunos: Paulo Victor Rebouças de Carvalho, Laerte Gomes Prado e Álinson Santos Xavier. Essa equipe classificou-se para a final brasileira realizada na UFMG. A equipe terminou a competição em 16° Lugar geral na Maratona de Programação.

2008

A maratona de programação de 2008 contou com a participação de 360 equipes de 129 instituições que competiram em 40 diferentes sedes por todo o país. Classificaram-se 51 equipes para a final, numa concorrência de mais de 7 times para cada vaga.

A equipe AVL-Team UFC, com a mesma formação, obteve pela segunda vez consecutiva a classificação para a final brasileira que será realizada em UVV em Vila Velha, município da Grande Vitória. Os custos da competição não permitem que a organização da maratona financie também a viagem dos times a Vitória/Vila Velha.

A equipe AVL-Team UFC encontra dificuldade para a obtenção dos recursos necessários para a viabilização da sua participação na final desse ano. Estamos contando com o apoio dos professores do departamento de computação da UFC e com os órgãos de financiamento de pesquisa do nosso estado para viabilizar as passagens para a equipe.

Importância da Maratona de Programação para UFC

A maratona de programação é uma competição que tem motivado os alunos no estudo de programação. Muitos alunos terminam o curso com dificuldade em implementar algoritmos e estruturas de dados simples. A maratona de programação tem incentivado os alunos a buscarem este conhecimento por conta própria. Várias faculdades têm enxergado na competição de programação, uma oportunidade dos alunos de superarem suas limitações e a limitação do próprio curso.

A maratona de programação tem sido um instrumento válido para o crescimento intelectual para os alunos da UFC. O GEMP-UFC tem atraído alunos não só do curso de computação, mas de diversos cursos da UFC. Alguns alunos da Engenheira de Telemática e do curso de Matemática participam ativamente do GEMP-UFC.