domingo, 22 de junho de 2014

O fim de uma era


Das tragédias do século XX, a Grande Guerra é considerada como a que mais afetou a humanidade. Não apenas pelos 22 milhões de mortos entre 1914 e 1918, em uma população muito menor que a atual. Foi muito mais que a morte. Antigos impérios foram destruídos. O mundo perdeu gerações de filósofos, escritores, construtores, músicos, poetas, cientistas, médicos, artistas. A flor e a semente de um continente magnífico mortas na lama e na desgraça.

"O soldado de trincheira acreditava em 1916 e 1917 que a guerra não teria fim, que não haveria sobreviventes, sua morte era inevitável."

A glória, o cavalheirismo e o idealismo não sobreviveram. E dos horrores nasceram monstros para futuros horrores. Do início ao fim foi épica. O povo, a batalha, a matança, os erros.

"O povo estava pronto para sacrifícios. E como se sacrificou!"

O fim do século que precedeu ao XX mostrou uma civilização europeia tão fascinante que parecia ter conquistado todos os desejos de riqueza da humanidade. Houve terríveis guerras no século anterior, mas agora a Europa parecia ter encontrado a paz através do equilíbrio diplomático. Além disso, o rei da Inglaterra, o czar russo, o kaiser alemão e o imperador austríaco tinham algum grau de parentesco. Eram todos parte de uma família. O que haveria a temer? 


* * *


* * *

"Tentando resumir a guerra, não há como expressar o que aconteceu. Todas as viúvas, os órfãos, os membros perdidos, os milhões de mortos. Não faz o menor sentido e não há uma maneira de expressar o que aconteceu."

Os exércitos Aliados voltaram para casa em grandes paradas. Mas o preço da guerra foi maior do que podia ser mostrado. Além de tantos soldados mortos, desapareceram séculos de esperança nas possibilidades da inteligência, gentileza e grandeza humanas.

O que fora perdido em arte, tesouros, saúde, gênio e alegria jamais seria recuperado. Assim como as lágrimas daqueles que esperaram para sempre pela volta dos 22 milhões que dormem sob um mundo destruído. Essas feridas não têm cura.



Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=s25JGNCSu4M

Mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Belle_Époque