segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Creto é uma ilha

Na ALU-L, a agitada lista de discussões dos alunos da Computação - UFC, em um tópico sobre a invasão do prédio da reitoria por um grupo de estudantes, surgiram as lúcidas e contundentes mensagens enviadas por um professor:

(1)
Democracia sempre foi uma palavra com uma definição altamente imprecisa em toda a história. Os Estados Unidos, que hoje em dia diz exportar democracia (força democracia sobre outros países), é criticado internamente e externamente. Internamente alguns americanos dizem que democracia nos Estados Unidos é ter a liberdade de concordar com o governo. Eu vejo que cada um define democracia com bem lhe convém e, assim, essa tal democracia que tem milhões de interpretações não existe. Esses vídeos que você enviou revelam bem isso. As caras de muitos dos que estão no vídeo mostram que estão curtindo a possibilidade de impor sua força pelo número e estão felizes nem sabem porquê. Ao menor descuido, os supostos democratas depredam o prédio da reitoria que nem do Ícaro é. Para mim, os alunos antes de mais nada deveriam sim destituir seus representantes no CONSUNI.

Quando fui representante do DC em uma dessas instâncias, que faço questão de esquecer o nome, na época do Fernando Henrique, não havia nenhuma discussão sobre o que fazer para melhorar a UFC.Toda reunião só se falava em moção de repúdio ao FHC. Vi professores manipulando os colegas pra depois se lançarem candidatos por algum partido de esquerda. Vi frases do tipo "a greve dos professores universitários tem quer ser vista no contexto dos trabalhadores da construção civil". Que absurdo é esse?

No meio dos estudantes não é diferente. Existe o mesmo tipo de manipulação e imposição de idéias de alguns para que a massa execute o chamado "dirty work". Universidade é um lugar para que as mentes se abram para o mundo do conhecimento e não um lugar para aparecerem "pastores" comandando e dirigindo as ovelhas imbecilizadas.

Que Deus nos acuda.

Creto

(2)
Tem algum aluno da UFC participando de invasão de fazenda pra fazer churrasco com a vaca alheia? Então, qual a razão do MST vir ajudar a invadir a reitoria? Que palhaçada é essa? Exatamente pela história do MST de quebrar, fazer churrasco com a vaca alheia, beber as bebidas que não comprou, destruir laboratórios e uma infinidade de atitudes de bárbaros é que, na minha mensagem, eu temia que por qualquer descuido ou inabilidade nas negociações a reitoria poderia ser depredada.

Existe um ditado popular que diz: "Se queres mudar o mundo, primeiro muda-te a ti mesmo".

Por que temos repetidas vezes recebido denúncias de que alunos que freqüentam o LEC (nosso próprio laboratório):

1) roubam mouse ?

2) roubam componentes de memória?

3) baixam pornografia?

4) ocupam o espaço para bate-papo enquanto colegas querem trabalhar?

etc.

Por que o nosso auditório continua desativado há mais de 8 anos?

Por que tem cadeira quebrada no LIA? Cadeiras que custaram R$100,00.

Por que aluno se senta em cima dos braços das cadeiras nas salas de aula?

Por que alunos vêm fumar baseado nos diversos campi da UFC?

Por que alunos transam dentro dos CAs?

Por que alunos transam dentro de salas de aula?

Por que alunos não fazem das aulas um momento rico de discussão e aprendizado?

etc.

A lista de perguntas sem resposta ou discussão pode ser ainda maior. Por que nada disso é debatido? Talvez porque não traga ganho político para as lideranças estudantis ou dê muito trabalho ou até porque eles correriam riscos de serem acusados de caretas, puritanos, não revolucionários, etc.? Também não sei a resposta. Mas o fato é que nossa sociedade brasileira, acostumada à política centralizadora durante toda sua história e piorada muito durante o primeiro período de Getúlio Vargas, coloca sua energia para protestar contra causas globais e nunca se envolve nas causas locais que, se somadas, trariam um benefício muito maior ao todo.

Creto

(Creto Augusto Vidal é professor do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - UFC)